É uma questão…


Agora é oficial: a Argentina é o primeiro país latino-americano a aprovar o casamento gay. Enquanto isso, nossos candidatos à Presidência da República não têm nada a dizer sobre o assunto. Apenas esquivas, comentários recheados de ignorância e o mesmo atraso político para tratar da questão que já vemos de eleições passadas. Exceções feitas aos candidatos do PSTU e do PSOL. Na Argentina, como disse a presidente do país, o casamento é uma questão de direitos humanos. Aqui, ao que parece, é uma “questão religiosa” (ver 17h03min). Só por hoje.

Anúncios

Sobre Luiz Henrique

Ativista, professor e pesquisador. Interessado em direitos humanos, política, mídia e movimento LGBT. Tenho mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Publicado em 22 de julho de 2010, em internacional e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Roberto Arriada Lorea:

    A religião católica (oficial) era uma imposição estatal – no advento do Brasil República -, na medida em que se quer havia registro civil, ficando as pessoas condicionadas ao batismo como forma de se verem registradas. O acesso ao casamento, da mesma forma, era reservado só àqueles que professassem a religião oficial. Após a implantação do casamento civil (em 1890), combatido ferozmente pela Igreja Católica, inicia-se a sempre combatida separação entre a Igreja e o Estado. Trata-se de um marco do Estado laico, dada a importância social do instituto do casamento.

    A instituição do casamento civil, como hoje o conhecemos, é – em termos históricos – um dado recente no Brasil. Não é desprezível o fato de que durante praticamente quatro séculos tenhamos convivido com o casamento na Igreja Católica Romana como única possibilidade de legitimar nossas relações afetivo-sexuais perante o Estado. Trata de uma inscrição em nossa cultura, na medida em que até hoje muitos casais, das mais variadas crenças (e mesmos não-crentes), buscam o casamento na Igreja como forma ideal para expressar seu vínculo afetivo-sexual.

    O CASAMENTO CIVIL NÃO É UMA QUESTÃO RELIGIOSA!
    FIQUEI EMOCIONADO COM O DISCURSO DA PRESIDENTA (FOI CÍNICO? TALVEZ, MAS ESSA CONQUISTA ESTÁ ACIMA DISSO).

    UM ABRAÇO!

  1. Pingback: O casamento gay e o fim da civilização « Queer and Politics

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: