Abra sua mente que meu corpo quer passar


Publicado também em Bule Voador.

Viagem solitária: a história de João W. Neri. Foto: reprodução

Este ‘texto’, na verdade, é composto basicamente por audiovisuais. Ao invés de uma autoria, fiz mais uma curadoria, selecionando alguns vídeos que tratam de uma tema que apareceu poucas vezes aqui nos posts do Bule Voador que tratavam sobre direitos humanos, especificamente sobre a comunidade LGBT. Lembro-me que, ainda antes de ser editor do blog, havia sugerido um texto ao Alex (Presidente do Conselho de Mídia na época) sobre a forma como a dançarina Lacraia havia sido representada pela mídia. De lá para cá, algumas vezes o tema da transexualidade apareceu aqui no Bule, como nestes textos de 2010, 2011 (sobre a Lacraia) e três deste ano: um do Alex, outro meu e um da Natasha. Na semana passada, também publiquei aqui no Bule o vídeo sobre o Leonardo Tenório, que volta a aparecer hoje aqui.

Estes são vídeos de histórias. De depoimentos longos ou curtos, que mergulham em questões profundas ou apenas revelam os defeitos e as qualidades de pessoas cuja única semelhança seja, talvez, uma categoria de identificação e construção de si no coletivo: a transexualidade. Ou trans. Ou não -cis. O que gosto de frisar é que são sujeitos contando suas próprias histórias, a despeito de como trabalhamos a temática da identidade de gênero dentro da academia ou dos movimentos sociais.

Abaixo você conhece a Andréia, que tem 68 anos. O relato dela é bem curto, mas profundo. A produção é da TV Folha.

Já neste outro vídeo, um pouco mais longo (8min), você ouve uma fala serena e decidida da Renata Peron, cantora paraibana radicada em São Paulo.

A história do Leonardo Tenório, já divulgada aqui no Bule, reaparece junto a outra história no programa Curta Pernambuco, que traz o curta-metragem “Entre lugares: a invisibilidade do homen trans”.

Estas são histórias de quatro pessoas, profundamente diversas entre si, e que trazem a público as biografias e vicissitudes de cada um de seus protagonistas, sejam travestis ou transexuais. Abaixo você pode conferir outros vídeos cujo tema é a transexualidade.

Sobre Luiz Coletto

I am a Ph.D. student (UFMG) and I hold an M.A. in Communication and Culture (UFRJ). I teach English online both as a Foreign Language (EFL) and as a Lingua Franca (ELF). My main areas of expertise are Conversation, English for Academic Purposes (EAP), and Exam preparation (TOEFL iBT, TOEFL ITP, and proficiency exams for Brazilian Graduate Programs). I am currently based in Belo Horizonte, Brazil.

Publicado em 3 de junho de 2012, em vídeos e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário