Sobre o blog

Atualização em 06 de março de 2015: este blog foi encerrado. Leia aqui.


Este blog nasceu em meados de 2007 ainda na plataforma Blogspot. Recebeu este nome só em novembro de 2008. O objetivo central aqui é falar sobre o movimento LGBT e os demais temas que se correlacionam com a discussão da sexualidade em nosso tempo. Além disso, tentar pautar tais reflexões a partir das relações que estabelecem com a política.

A escolha da palavra queer é semântica e estilística: tal termo já adquiriu considerável reconhecimento internacional como um vocábulo que se refere à população LGBT, a despeito de suas múltiplas possibilidades significativas (ofensiva em alguns contextos, índice de orgulho em outros); também parece-me soar mais agradável do que siglas como LGBT, GLS e mesmo os tradicionais homossexual e gay – estes dois termos, inclusive, poderiam reduzir o campo de abordagem das discussões possíveis.

O recorte político não será sempre uma obrigação, para que não se engessem as postagens. Já a palavra política, em si, é entendida aqui a partir de diversos aspectos e conceitos, justamente para ampliar as possibilidades de reflexão. Ela dimensiona tanto os processos políticos socialmente mais reconhecidos (como as eleições, as discussões de leis e a atuação dos movimentos sociais) quanto aqueles que estão presentes, em escalas menores e menos visíveis, nas relações interpessoais, nas produções da mídia, nos discursos que circulam na sociedade, etc.

A utilização de politics deve-se à uniformidade (em inglês) das duas palavras no nome do blog; também percebi, depois de alguns anos, que um título em inglês acabou gerando mais acessos de outros países.

Entrada atualizada em 02 de maio de 2011.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: